sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CONTRIBUIÇÃO DA TECNOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM


A linguagem oral é uma atividade que não pode ser esquecida, é preciso compreender que a escola precisa priorizar, no ensino, as situações públicas de comunicação oral – seminários, mesas-redondas, debates, apresentações temáticas, palestras, por exemplo –, e não as situações de comunicação cotidianas, dado que estas são aprendidas independentemente da escola.
Sabemos que somente as características sonoras e gráficas não caracterizam as linguagens, oral e escrita e que, mais do que estabelecer dicotomias entre ambas, o importante é analisar detidamente suas características a partir do contexto que determinou e orientou a produção do discurso. No entanto, isso não significa que, no ensino, se deva ignorar a distinção entre linguagem oral e linguagem escrita.
Ao contrário: conhecer os traços que distinguem as duas linguagens é muito importante para que se possa orientar o ensino, para que se possam organizar situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno aprender, efetivamente.
Do mesmo modo, é necessário saber sobre o processo de produção dos discursos orais:
• Como se dá o seu planejamento?
• Qual a relação existente entre o processo de produção e o de publicação?
• Que características textuais eles apresentam, para orientarmos os alunos de maneira que aprendam a produzir discursos orais eficazes?
É preciso, então, superar a idéia comum de linguagem oral como sendo o lugar da espontaneidade, do expressar-se livremente, do falar sobre si, distraidamente. Na verdade, a escola deve entender que produzir discursos em linguagem oral significa organizar a fala em gêneros discursivos, que possuem características próprias, os quais, quando desconhecidos, precisam ser aprendidos e podem ser ensinados. Mais que simples conversa coloquial, a linguagem oral caracteriza-se por ser uma prática social discursiva que se realiza em diferentes circunstâncias orientadas por variados parâmetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário