QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
Quando
penso em Educação, não penso somente na transmissão de meus conhecimentos aos
meus alunos. Enquanto educadora, sinto necessidade de procurar novas
aprendizagens e estar aberta a todos os conhecimentos, tanto aqueles que vêm de
pessoas e meios mais capacitados que eu, quanto daqueles que são menos
instruídos. Penso que a aprendizagem é uma troca de experiência entre aprendiz
e mestre.
Estou
sempre atenta a tudo que acontece ao meu redor, procurando assimilar o máximo
de informações e reprogramar o meu jeito de me interar com meus alunos. Ao me
sentir como aluno, sou mais capaz de me sintonizar com o que ele aspira, me
adaptar ao seu mundo, fazendo uma melhor ponte entre ele e o conhecimento. Conto com dezoito anos de experiência
na Educação de anos iniciais do Ensino Fundamental na rede Municipal de Poço
Fundo – MG e, refletindo a respeito de minha experiência profissional, percebo
que a forma com que proporciono condições de aprendizagem aos meus alunos não é
a mesma o tempo todo. O educador que se preocupa com seus alunos tem a
obrigação de estar atento a tudo o que acontece de novo para melhor se preparar
e oferecer um serviço de qualidade.
Atualmente
o professor se esbarra com muitos entraves que não existiam a uns tempos atrás,
que tornam sua tarefa mais árdua como: legislação, famílias desestruturadas,
anseios reprimidos, etc. Estes entraves acabam por desestimular muitos, mas
para mim eles servem de estímulo para me capacitar com a finalidade de adquirir
novas competências e assim, proporcionar melhores condições de ajudar meus
alunos a vencerem as primeiras barreiras de uma vida analfabeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário