sexta-feira, 18 de novembro de 2011

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

            Quando penso em Educação, não penso somente na transmissão de meus conhecimentos aos meus alunos. Enquanto educadora, sinto necessidade de procurar novas aprendizagens e estar aberta a todos os conhecimentos, tanto aqueles que vêm de pessoas e meios mais capacitados que eu, quanto daqueles que são menos instruídos. Penso que a aprendizagem é uma troca de experiência entre aprendiz e mestre.
            Estou sempre atenta a tudo que acontece ao meu redor, procurando assimilar o máximo de informações e reprogramar o meu jeito de me interar com meus alunos. Ao me sentir como aluno, sou mais capaz de me sintonizar com o que ele aspira, me adaptar ao seu mundo, fazendo uma melhor ponte entre ele e o conhecimento.         Conto com dezoito anos de experiência na Educação de anos iniciais do Ensino Fundamental na rede Municipal de Poço Fundo – MG e, refletindo a respeito de minha experiência profissional, percebo que a forma com que proporciono condições de aprendizagem aos meus alunos não é a mesma o tempo todo. O educador que se preocupa com seus alunos tem a obrigação de estar atento a tudo o que acontece de novo para melhor se preparar e oferecer um serviço de qualidade.
            Atualmente o professor se esbarra com muitos entraves que não existiam a uns tempos atrás, que tornam sua tarefa mais árdua como: legislação, famílias desestruturadas, anseios reprimidos, etc. Estes entraves acabam por desestimular muitos, mas para mim eles servem de estímulo para me capacitar com a finalidade de adquirir novas competências e assim, proporcionar melhores condições de ajudar meus alunos a vencerem as primeiras barreiras de uma vida analfabeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário